setembro 18, 2019

Blog thumbnail

Pressão Arterial

O uso da mensuração da Pressão Arterial (PA) é de grande importância na Medicina Veterinária de Pequenos Animais e pode ser usada  como um simples check up ou  em situações como meio auxiliar diagnóstico em doenças renais, hiperadrenocorticismo, hipertireoidismo, doenças cardíacas congênitas e/ou adquiridas, entre outras.

No atendimento de emergência é essencial nos casos de choques hipovolêmicos causados por trauma, hemorragias, desidratação, gastroenterites agudas e crônicas, insuficiência renal e cardíaca entre outras.

Na manutenção e controle de doenças crônicas as avaliações periódicas da Pressão Arterial são de vital importância, buscando adequar o tratamento e as doses de medicamentos para manutenção da saúde do paciente e de sua qualidade de vida.

A Vet D’or utiliza o recurso de mensuração da Pressão Arterial nas diferentes situações acima pelo método não invasivo avaliado por Doppler.
A mensuração ambulatorial da Pressão Arterial pode ficar prejudicada em animais muito agitados e/ou agressivos, animais com hipotensão severa e animais obesos, entre outros. Desse modo, a indicação desse meio diagnóstico é de responsabilidade exclusiva do Médico Veterinário.

Esse exame é utilizado para animais em tratamento na Vet D’or e também por pedidos externos de outros médicos veterinários. O animal deve estar calmo e ser contido levemente para uma mensuração precisa. O ideal é realizar uma pequena tosa na região do “pulso” do animal. O exame dura alguns minutos e é indolor.

Deixe uma resposta