novembro 19, 2019

Blog thumbnail

O problema do calor para as aves!

Com o verão chegando, a temperatura começa a subir e, com isso, mudamos nossos hábitos para aguentar o calorão. Mas como podemos cuidar de nossas aves no verão?

A princípio, aves são animais tolerantes ao calor, e em sua grande maioria não são necessárias grandes preocupações. Porém, é necessário algum cuidado para não prejudicarmos nossas aves durante o verão.

Durante o calor, o fornecimento de água para as aves deve ser abundante, pode se usar alguns sucos de frutas para ajudar a refrescar, sempre com muita cautela para não pecar pelo excesso. Banhos com spray de água podem ser dados, entretanto é necessário respeitar a vontade da ave. O banho tem função recreacional, não higiênica, e poderão haver algumas aves que não gostem de água.

Mesmo com o calor, correntes de ar não são bem-vindas, pois os ventos interferem na manutenção da temperatura corpórea dos animais. Portanto, é importante manter a ave em locais frescos, porém sem ventos, para não causar danos à saúde do animal.

Nesta época, inicia-se o período reprodutivo das aves, sendo necessária uma suplementação protéica para aves reprodutoras, uma vez que o consumo de cálcio e proteína aumentará devida à postura de ovos.

Por fim, é preciso ter cuidado com o sol. Banhos de sol devem ser realizados pela manhã ou no final da tarde, quando a temperatura está mais amena, pois banhos de sol com temperaturas muito intensas podem ocasionar desidratação severa, podendo levar o animal à óbito.

Deixe uma resposta