outubro 7, 2019

Blog thumbnail

Cuidados com a higiene do seu Pet!

A causa mais freqüente de visitas às clinicas veterinárias está relacionada a problemas de pele e ou problemas no ouvido os quais demandam tratamentos muitas vezes longos e dispendiosos e que podem ser minimizados com simples hábitos de higiene.
Os problemas de pele se relacionam tanto a causas fisiológicas quanto a maus vícios na manutenção dos animais, neste caso uma boa escovação dos pêlos duas vezes por semana e banhos regulares seguidos de uma secagem eficiente, garantem a retirada de pelos soltos removendo também crostas de sujeira que podem causar diversos tipos de dermatites.
No banho devemos utilizar shampoo de qualidade, de preferência com água fria ou morna conforme a temperatura ambiente. A secagem deve ser muito bem feita com toalhas e posteriormente secador(morno) evitando o acumulo de água entre os pêlos o que poderia facilitar o desenvolvimento de fungos e bactérias na pele do animal.
No ouvido, uma limpeza da parte interna da orelha, utilizando-se a ponta do dedo indicador com algodão umedecido em produtos próprios para este fim, duas vezes por semana será suficiente para manter-la limpa e consequentemente evitar o acúmulo de cera e sujeira que poderiam facilitar o desenvolvimento de infecções.

Ainda falando de higiene, poucas pessoas têm o hábito de escovar os dentes de seus animais, o que seria muito interessante mesmo que apenas uma vez por semana, utilizando-se de pastas especialmente desenvolvidas para esta finalidade, pois este costume evitaria o acúmulo de tártaro nos dentes que além de mau hálito pode levar ao desenvolvimento de diversas doenças inclusive cardíacas e renais.
Por tudo isso, devemos nos dedicar cada vez mais a mantermos bons hábitos de higiene com nossos bichinhos pois assim melhoraremos a qualidade de vida deles mantendo-os longe de problemas de saúde e desenvolvendo cada vez mais a relação de carinho e mutuo.

Deixe uma resposta