fevereiro 27, 2020

Blog thumbnail

Como aumentar a ingestão de água do seu felino

Espalhe diversas vasilhas de água pela casa, principalmente se você possui vários gatos em casa e pode ocorrer uma disputa territorial. Colocar vasilhas de água em corredores e locais de passagem também estimula mais a ingestão hídrica que vasilhas que ficam pelos cantos dos cômodos.

Use vasilhas de água largas, pois os gatos preferem não encostar seus bigodes nas bordas

Felinos preferem beber água longe de onde se alimentam, por isso as vasilhas de água devem ficar longe das vasilhas de comida; não há uma distância exata, para alguns gatos um metro já é suficiente  

Uma ótima forma de aumentar a ingestão hídrica dos felinos é o uso de fontes próprias para tal fim, que hoje são encontradas com bastante facilidade em pet shops.

Ofereça ração úmida (sachê ou lata), pois ela contém cerca de 80% de água! Mas ele só toma o caldinho! Ótimo, a intenção é que ele aumente a ingestão de água. E esqueça as lendas que falam sobre os alimentos em sache/lata. Esse tipo de alimento é completo, balanceado e seu gatinho poderia comer somente ele sem problemas. A quantidade de sódio presente é muito inferior ao limite máximo permitido para ingestão diária e aquilo que deixa  caldinho mais espesso é colágeno e não gordura, inclusive o alimento úmido é excelente para o controle de peso dos gatinhos obesos!

Quando o clima estiver quente, coloque pedrinhas de gelo na água, pois eles gostam de água mais fresca.

Opte pela água filtrada à mineral, uma vez que a segunda opção pode predispor a maior concentração de cristais na bexiga do gato.

Lembre-se de trocar a água pelo menos uma vez ao dia e use sempre sabão neutro para a limpeza das vasilhas para que o gato não rejeite a água pela presença de algum odor.

Deixe uma resposta