fevereiro 20, 2020

Blog thumbnail

Alzheimer ou Síndrome da Disfunção Cognitiva em Cães e Gatos

Devido ao aumento da expectativa de vida dos cães e gatos, tornam-se cada vez mais comuns doenças degenerativas, ou seja, àquelas relacionadas ao envelhecimento do organismo. Dentre elas, a Síndrome da Disfunção Cognitiva (SDC), que se compara ao Alzheimer no humano, tem sido observada com elevada freqüência. 

O quadro caracterizado por desordem neurológica progressiva apresenta como sintomas alterações no comportamento, personalidade e interação social. Desta forma, é comum observar desorientação, agressividade ou medo em animais que não apresentavam esse comportamento, falta de entusiasmo ao receber o tutor, urinar e defecar em locais não habituais, perda de audição e visão, olhar perdido, arranhar o chão e latir para objetos inanimados, entre outros sintomas.

Quando algum desses sinais se apresenta, o cão ou gato deve ser levado ao médico veterinário para que medidas farmacológicas, nutricionais e comportamentais possam ser implementadas, visando minimizar a progressão da doença e melhorar a qualidade vida do pet. Quem ama cuida !

Deixe uma resposta