dezembro 27, 2019

Blog thumbnail

5 causas de stress nos gatos

Relacionamento difícil entre os animais: Você gosta de todo mundo que você conhece? Eles também não! Gatos possuem complexidade em seus relacionamentos da mesma forma que as pessoas, imagine como seria conviver a vida toda com uma pessoa que você não gosta? É importante ter critério e conhecer bem seu animal antes de adicionar um novo membro pet a família.

Excesso de animais na casa: Quando maior o número de indivíduos maios a chance de ocorrer desentendimentos.

Recursos insuficientes: Não é com todo mundo que você quer dividir cama, banheiro ou comida. É necessário um relacionamento muito próximo para isso. Já há estudos correlacionando número de recursos e nível de stress mensurado através de exames sanguíneos e da pressão arterial. Bandeja de Banheiro sempre o número de gatos + 1 sobrando. Comedouro, bebedouro, caminhas sempre maior quantidade que o número de animais e de diferentes texturas, materiais e cores.

Tédio: Gatos são grandes caçadores, curiosos, amam explorar odores e texturas diferentes. Uma vida sem desafios, sem novidades é bastante entediante e estressante para esses animais. Enriquecimento ambiental é a melhor forma de estimular seus instintos e trazer uma vida mais rica em experiências. Mudar o local da comida, esconder alimento pela casa, oferecer plantas como grama de gato, arranhadores, brinquedos que se mexem, caixa de papelão furada, fitinhas, bolinhas e túneis, são exemplos de enriquecimento ambiental. Brincar com o gato também é uma ótima forma de interagir positivamente com o seu bichano.

Falta de um cantinho pra si: Gatos amam se esconder, e assim como nós, eles precisam de um tempo para relaxar a cabeça. Oferecer locais seguros alto ou escondidos livre de crianças, outros animais, ou seja, um cantinho para chamar de seu também é uma ótima estratégia para prevenir stress em gatos.

Deixe uma resposta